Você sabe o que é audio branding?

Audio branding é o som ou os elementos sonoros que caracterizam uma marca e tornam possível o seu reconhecimento. Como o plim-plim da Rede Globo e o tudum da Netflix, lembra?

Foto: Ricardo Perini

Música pode ser a ponte emocional e associativa entre uma marca e o seu público, pois tem o poder de criar intimidade subjetiva para ampliar a percepção das pessoas. Assim como aromas e sabores, os sons proporcionam experiências sensoriais que intensificam a proximidade dos consumidores com uma marca. Isso ocorre através de um sentimento de familiaridade, que traz à tona momentos vividos e inspirações. Incrível, não é?

“Sons musicais podem provocar emoções que os sons da fala não conseguem.”

Aniruddh Patel, autor do livro Music, Language, and the Brain

Entre os tipos de audio branding estão a vinheta completa, a marca sonora e os sons de navegação. Cada um deles possui diferentes funções e usos – podendo estar presentes em vídeos institucionais, games, fashion films, spots de rádio, reels e motion graphics – mas todos têm em comum o objetivo de fortalecer e evocar a lembrança da marca.


Conheça a marca sonora que desenvolvemos para a SCAR, o Centro Cultural de Jaraguá do Sul

Por se tratar de uma instituição que tem arte, música e cultura em seu DNA, a marca sonora foi contemplada nas entregas do projeto de branding. A lógica de construção se baseia na tradução das letras do nome para notas musicais, sendo: S = Mi / C = Dó / A = La / R = Ré.

E então, já imaginou como seria o som da sua marca?

Veja o projeto completo para a SCAR