Observar o macro e focar na execução

Planejamento estratégico é um plano de ações que orienta empresas de todos os tamanhos na tomada de decisões e distribuição de recursos em médio e longo prazo. Seu principal objetivo é possibilitar uma visão administrativa ampla, para que todas as metas e intenções do negócio sejam alcançadas no período determinado. Ao observar o macro, é possível executar as ações táticas com mais eficiência, direcionar investimentos e se manter ativo no mercado.

Apesar deste assunto fazer parte do dia a dia de diversos setores administrativos nas empresas, muitas pessoas têm dificuldades a respeito de sua aplicação prática ou efetividade. Mas, não se engane: planejar de maneira estratégica permite que a empresa se mantenha estruturada, com processos definidos e em constante crescimento.

O planejamento estratégico geralmente é criado em um documento dividido por meses, macroações e seus detalhamentos. Dependendo do segmento, pode integrar ainda o lançamento de coleções, datas comemorativas ou calendário de varejo. 

Dica: Uma maneira de acompanhar o planejamento e mantê-lo sempre em dia para não perder datas importantes é através da utilização de um quadro de Kanban com as próximas ações a serem executadas pela equipe. Essa estrutura física e visual facilita a organização do workflow e definição de tarefas para que o trabalho seja realizado.

Na prática, o planejamento estratégico ajuda sua empresa a percorrer uma jornada de crescimento e evolução sem perder a identidade ao longo do caminho. Além disso, com metas claras em comum, as pessoas se tornam mais engajadas, atuam em busca dos mesmos objetivos e trabalham com equilíbrio e alinhamento.