Ferramentas para projetos estratégicos

Gestão de marca é um processo de construção, um trabalho contínuo e consistente que reforça, a cada dia, o real propósito de sua marca através das conexões que ela cria com o seu público. Um projeto de branding resulta em recursos que expressam a essência e o posicionamento de uma marca em longo prazo, deste modo, precisa ser assertivo e coerente.

Para auxiliar nossos clientes nesse processo de descobertas, utilizamos metodologias que têm o papel fundamental de conduzir para um caminho alinhado aos objetivos do projeto, definindo estratégias e perspectivas para o futuro.

Estas são algumas das metodologias que utilizamos aqui no Firmorama:

Canvas

Canvas é uma metodologia de construção colaborativa que possibilita uma visualização ampla da atuação do seu negócio. Por meio de um grande painel com tópicos como Habilidades, Diferenciais, Promessa, Valor de Marca e Público-alvo – preenchido juntamente com o cliente – identificamos oportunidades, pontos de atenção e as principais qualidades da marca. O intermédio de nossa equipe é fundamental para conduzir o processo, que resulta em diretrizes para guiar os próximos passos. 

Aqui no Firmorama costumamos utilizar o Canvas quando o projeto demanda um maior alinhamento entre a equipe do cliente. Desta forma, importantes decisões são tomadas antes que o trabalho passe para a esfera criativa.

Golden Circle

O Golden Circle, método criado pelo autor Simon Sinek, é um conceito que nos ajuda a desenvolver uma marca – seja ela nova ou já existente – a partir de sua essência e do que a torna única. É uma metodologia bastante simples, mas com um impacto incrível no dia a dia das pessoas que atuam no backstage.

A partir dos tópicos WHY, HOW e WHAT, conseguimos descrever as entregas emocionais e racionais da marca de dentro para fora, estabelecendo um propósito que se conecta de forma verdadeira com o seu posicionamento.

Mapa da Empatia

Essa metodologia é utilizada para que possamos descobrir, com clareza e assertividade, o perfil ideal dos possíveis clientes da marca com a qual estamos trabalhando. A partir das seis perguntas abaixo, é possível detalhar sua personalidade e características, possibilitando que conheçamos seus sentimentos, dores e a melhor forma de lhes oferecer produtos, serviços e experiências que supram seus desejos e necessidades.

  • O que pensa e sente?
  • O que escuta?
  • O que fala e faz?
  • O que vê?
  • Quais são suas dores?
  • Quais são seus ganhos?

I'MMO - Biblioteca de Atributos

A I'mmo é uma biblioteca de atributos do The Ugly Lab. Essa metodologia consiste no mapeamento de atributos para a construção da personalidade de uma marca. O processo é colaborativo e acontece a partir da análise e distribuição dos 75 cards que compõem a biblioteca e dizem respeito aos eixos de Ordem, Liberdade, Ego e Social.

A dinâmica de cada processo de branding pode variar de acordo com as necessidades e objetivos do projeto. Geralmente as ferramentas são escolhidas de maneira a orientar o cliente na concepção de um posicionamento alinhado à atitude da marca ou na construção de algo que ainda não está claro internamente, como propósito, perspectivas de crescimento, causas que defende ou relação com seu público.

Clique aqui para conhecer nossos projetos.