Para que uma marca se expresse de maneira efetiva e consistente, recursos gráficos são essenciais. Descubra as principais características de um logotipo, key visual e sistema de identidade visual

A identidade visual é parte fundamental de um projeto de branding, pois contribui para reforçar a imagem e lembrança de uma marca, oferece suporte às declarações do seu posicionamento e é um importante elemento de diferenciação, possibilitando reconhecimento, conexão com seu público e a tradução de valores.

Logotipo, key visual e sistema de identidade visual são soluções de design gráfico que possuem características próprias e cabem em diferentes estratégias, por isso, hoje falaremos sobre cada uma dessas entregas a partir de um viés de progressão, afinal, quanto mais recursos uma marca tem para se comunicar, mais original e notável será a sua expressão.


Para começar, o Logotipo

Logotipo é uma composição visual que contempla símbolos e palavras que, unidos, existem para identificar e diferenciar uma marca. Muitas vezes, o logotipo é a principal manifestação da empresa para o seu público – a famosa primeira impressão –, por isso, é importante que ele seja concebido para além de seu apelo estético e desenvolva outras funções, como:

  • Contar uma história
  • Expressar o propósito
  • Indicar o segmento de mercado
  • Criar conexões emocionais
  • Transmitir mensagens autênticas
Alguns dos logotipos desenvolvidos pelo Firmorama em 14 anos de trajetória

O que compõe um logotipo?

Não existe uma regra definitiva, mas geralmente o logotipo é composto por tipografia, cor, imagem (símbolo, ícone ou forma gráfica) e tagline – aquele texto adicional que tem a função de representar a alma do negócio, seja traduzindo o seu propósito ou então de maneira descritiva, deixando clara sua área de atuação (lembra do Just do it?). Essa composição é a expressão mais completa de uma assinatura e a maneira com que a marca será reconhecida em todas as suas peças de comunicação.

Conheça o processo de desenvolvimento de um logotipo inspirado em fachadas italianas.

Marcas que ajudamos a construir

No que diz respeito ao uso, recomendamos o logotipo como entrega única para pequenas empresas ou marcas que estão começando a sua trajetória, profissionais liberais e produtos cuja marca-mãe já está estabelecida. Assim, ela poderá fornecer elementos gráficos da sua identidade para complementar a submarca.


E então, surge a necessidade de um Key Visual

Sua marca começou a crescer e apenas o logotipo, como elemento individual, não cumpre mais o papel de comunicar seus principais diferenciais. Chegou a hora de expandir possibilidades e é aqui que entra o key visual: uma solução intermediária para evoluir a expressão visual de sua marca.

O key visual é, antes de tudo, um complemento para o logotipo. Trata-se de um guia bastante resumido (geralmente de página única), que concentra elementos gráficos que, quando combinados, representam a essência visual de uma marca: suas tipografias principal e de apoio, paleta de cores, estilo fotográfico e demais recursos gráficos capazes de direcionar a criação de uma nova peça.

Key Visual desenvolvido para o Roof Studio

Esta solução orienta e apresenta insights para a identidade visual, mas não fornece diretrizes de aplicação e regras de uso mais detalhadas.

Um key visual será bastante útil em uma campanha ou ação específica, para marcas que estão se desenvolvendo ou àquelas nativas digitais, que necessitam de mais ferramentas para comunicar seus atributos e valores e, por consequência, engajar as pessoas.


Finalmente, o Sistema de Identidade Visual

O sistema de identidade visual é uma construção composta por diversos elementos gráficos – alguns dos quais já mencionamos acima – que resultam no mais completo material para gestão de marca, se caracterizando como o ponto máximo quando o assunto é consistência, unidade e presença.

É por meio destes sistemas que empresas passam a transmitir suas mensagens de maneira universal, estabelecendo padrões a respeito de quem são, quais são seus princípios e perspectivas para o futuro, aumentando a sua relevância e alcançando diferentes nichos e culturas.


A partir da repetição de códigos e do fornecimento de recursos para uma comunicação ampla, versátil e cheia de personalidade, é possível gerar encantamento, criar relevância e identificação, objetivos presentes no dia a dia de marcas que atuam para além da produção e comercialização de produtos ou serviços.

Porém, você deve estar se perguntando o que diferencia o sistema de identidade de um key visual e a resposta é: a profundidade e detalhamento das informações. O sistema prevê possíveis contextos de utilização, regras de aplicação, combinações cromáticas, grids e layouts, uso de grafismos, soluções fotográficas etc., tudo para que as principais características da marca sejam mantidas em todos os seus pontos de contato.

Brandbook da marca NOUS Ecossistema

Plus: Design System

Para finalizar esse apanhado geral sobre as possibilidades de expansão visual de uma marca, apresentamos a você o design system, especialmente focado em interfaces e ambientes digitais.

O design system é um sistema unificado de componentes, regras e direcionamentos que orientam o desenvolvimento de produtos digitais, garantindo mais alinhamento, otimização e conexão com a identidade da marca.

Ele existe para potencializar o trabalho de designers e desenvolvedores, fazendo com que as decisões de um projeto tenham embasamento e sejam tomadas de forma certeira – independentemente do profissional ou equipes envolvidas.


E agora, as diferenças entre logotipo, key visual e sistema de identidade visual ficaram mais claras para você?

Conheça o nosso logofolio.