Saiba como ter uma gestão de marca realmente assertiva

Dentre as diversas possibilidades dentro do processo evolutivo de uma marca o branding é o projeto norteador, que deve guiar todos os próximos passos.

Mas, tão importante quanto ter um projeto de branding bem alinhado ao propósito da marca, é essencial saber implementá-lo.

Branding é a construção de uma imagem positiva e intencional para uma marca.


COMO IMPLEMENTAR?

O primeiro passo é contratar um profissional híbrido ou identificar dentro da sua equipe esta pessoa que ajudará no processo de implementação de branding. Essa pessoa deve unir conhecimento sobre branding, comunicação, design, marketing e gestão de pessoas, auxiliando a empresa a manter a estratégia de marca ativa. Quando incluído no projeto inicial da estratégia, esse profissional torna o processo de construção e implementação mais ágil e produtivo.

O segundo passo para que o projeto de branding traga, de fato, os resultados desejados pela marca é: concordar com o branding. Os responsáveis pela marca precisam acreditar no seu propósito e no que é norteado através do projeto de gestão. Uma marca não se faz só e, quando todos estão caminhando juntos, se torna mais fácil chegar ao objetivo.

O terceiro passo é fazer com que todos os envolvidos com a marca, de gestores a colaboradores, conheçam o projeto de branding da marca e comprem a ideia, antes mesmo de apresentá-lo ao público como um novo posicionamento.

Colaboração do Firmorama com a equipe da Planta - Conheça o projeto

Compreender que o branding é um processo contínuo é o nosso quarto passo. Diferente de uma campanha que é modificada anualmente, o branding é um projeto que envolve DNA de marca, posicionamento, identidade visual, identidade verbal e muitos outros atributos de uma marca, por isso, ele só é modificado quando o propósito da marca ou o mercado exigem alguma mudança.

Além disso, é preciso entender que o projeto de branding não tem um tempo exato para fazer efeito depois de implementado, porque ele se faz dia após dia com frequência e consistência, dentro da empresa e do universo da marca, seja de forma digital ou não.

Tudo isso é de extrema relevância para que o público final e os envolvidos com a marca possam se conectar com o seu propósito, atraindo resultados de forma natural e genuína.

Decisões em conjunto com a Patrimono - Conheça o projeto

Clique aqui e conheça algumas das metodologias de branding que utilizamos no Firmorama.