Uma identidade visual consistente possui a capacidade de traduzir conceitos, transmitir mensagens e comunicar significados e intenções

A identidade visual muitas vezes é um dos primeiros contatos que as pessoas têm com uma marca e, por isso, vai além de uma composição puramente harmônica ou agradável aos olhos. Ela conecta a marca às suas intenções e equilibra conceitos visuais e verbais, ou seja, propicia um alinhamento entre o que a marca fala e como ela deseja ser percebida por seu público.


Existem diversos componentes que fazem parte da identidade de uma marca, como cores, tipografias, símbolos, patterns e grafismos, como já explicamos neste conteúdo que aborda as diferenças entre logotipo, key visual e sistema de identidade visual. Estes recursos compõem a sua personalidade e fazem parte de uma construção diária, permitindo que a marca seja reconhecida nos mais diversos pontos de contato.

Porém, uma identidade visual relevante ultrapassa contextos estéticos para executar outros papéis: transmitir valores que engajam as pessoas, criar conexões emocionais por meio de um propósito genuíno, reforçar a cultura da empresa ou ainda traduzir mensagens mais subjetivas, como transparência, sofisticação, contemporaneidade e espírito jovem.

Projeto que desenvolvemos para a marca Zitrus, empresa de tecnologia para a área da saúde. Veja aqui

Como nasce uma identidade visual?

Em um processo de branding, antes de chegar ao seu “destino final” – os canais de comunicação da marca – o desenvolvimento de uma identidade visual passa por algumas etapas, como:

  • Imersão no segmento de atuação do cliente
  • Processos criativos e inspiracionais
  • Exploração de caminhos e possibilidades
  • Metodologias de testes e aprovações
  • Apresentação fundamentada

Para isso, é essencial contar com profissionais experientes, questionadores, que possuam vivências complementares e se aprofundem no universo da marca para compreender a sua essência, comunicar seus verdadeiros diferenciais e oferecer recursos para que a nova identidade seja implementada com consistência, criatividade, estratégia e refinamento.

Entre em contato com o Firmorama e vamos juntos desenvolver uma identidade única e marcante para a sua marca.


As características abstratas de uma identidade visual

Uma identidade visual coerente deve ser desenvolvida com foco no público-alvo da marca, ou seja, nas pessoas receptoras de suas mensagens (e consumidoras dos seus produtos ou serviços) – e aqui entram hábitos de compra, estilo de vida, comportamento etc.

Para contribuir com este processo, alguns recursos visuais têm a capacidade de traduzir o propósito da marca, reforçar o seu posicionamento e atribuir significados às imagens, possibilitando leituras assertivas, novos vínculos e conexões. Conheça alguns deles:

Linhas retas

Formas precisas, bastante associadas à arquitetura, podem significar força, crescimento e continuidade. Geralmente refletem uma estética minimalista, que busca transmitir confiança, profissionalismo e solidez, embora sem evocar emoções muito explícitas.

Projeto de identidade visual para o ACE Apartments, empreendimento da Vasselai Incorporações. Veja aqui alguns projetos

Formas orgânicas

Transmitem um mood mais leve, de proximidade com a natureza, acolhimento e colaboração. Uma identidade com formas orgânicas ou arredondadas transparece movimento, suavidade e conexão com o feminino.

Projeto de posicionamento e identidade visual para a  Soul Sister, marca e curadoria de roupas femininas

Tipografia com serifa

Serifas são pequenas linhas nas extremidades das letras que servem para aumentar o espaçamento entre caracteres, melhorando seu contraste e leitura. Esse estilo de letra transmite elegância e seriedade.

Projeto de posicionamento e identidade visual para a Patrimono, uma curadoria financeira

Cores neon

O neon, assim como as cores vibrantes, se relaciona com tecnologia, games e o universo futurista. Marcas que fazem uso desses tons em suas paletas disseminam conceitos de modernidade, conexão com o público jovem e uma imagem mais descolada.

Projeto de posicionamento e identidade visual para a Havan Liberty, equipe de eSports

E se for para subverter o padrão?

Tá permitido! As regras existem, mas isso não significa que seus princípios serão adequados para toda e qualquer marca. É possível subverter esses códigos, mudar a rota e tomar um caminho diferente sempre que houver necessidade, como uma mudança de posicionamento, um novo produto ou ainda a entrada em um diferente nicho de mercado.


A Stannis, marca de cervejas artesanais que nasceu há mais de 10 anos, iniciou sua trajetória com uma expressão sofisticada, que buscava transmitir, por meio de sua identidade visual, a qualidade do produto e o valor agregado com o qual as cervejas especiais chegavam ao mercado.

Hoje a marca possui uma identidade bem mais colorida, com ilustrações que dão suporte à comunicação, tipografias modernas e outras características que se aproximam do seu atual posicionamento e convergem com o processo de expansão da empresa.

Veja aqui o projeto de branding desenvolvido pelo Firmorama para a Cerveja Stannis.

“Ao longo dos anos, acompanhamos a Stannis em diversos pontos de transformação da marca, atuando como parceiros na construção de estratégias e expressões através do seu posicionamento e suas linguagens visuais e verbais. Um de nossos objetivos sempre foi voltar o olhar para a importância de se construir um caminho que reflita o momento contemporâneo e suas demandas, assim como diretrizes de expansão do negócio e seu planejamento para o futuro.”

Jackson Peixer, diretor criativo do Firmorama

Acesse nosso logofolio para conhecer algumas das marcas que ajudamos a construir em mais de 14 anos de experiência com branding, comunicação e design ou entre em contato para solicitar um orçamento.