Entenda o que é briefing, sua importância para o desenvolvimento de projetos e como elaborar o briefing ideal para cada necessidade

O termo briefing já está embutido no dia a dia de estúdios, agências e comitês de marketing — mas você sabe qual é o seu significado e sua relevância para o trabalho de designers, redatores e gestores de projetos?

Briefing é o termo em inglês utilizado para definir o documento que registra dados e informações necessários para a criação de um projeto — de branding, de identidade visual, de desenvolvimento de campanhas, ações e produtos, por exemplo. No briefing, destacam-se pontos importantes para a construção de soluções adequadas às demandas dos clientes, como: objetivos principal e secundários, orçamento disponível, prazo para execução e público-alvo.

Aqui no Firmorama, quando prestamos serviços a uma empresa, prezamos ao máximo pela clareza na comunicação para tornar possível o alcance de nossos objetivos em comum; afinal, o sucesso do cliente é o nosso sucesso. E, para atingirmos os resultados esperados de maneira satisfatória, é indispensável o uso do briefing como ferramenta para o desenvolvimento de projetos assertivos.

Portanto, nossos briefings precisam possuir a clareza, detalhes e aprofundamento necessários para compreensão total do desafio proposto — assim, nossa equipe de profissionais pode se debruçar sobre um projeto evitando intercorrências relacionadas a possíveis falhas de comunicação entre nós e o cliente.

Para você entender mais sobre o tema, elaboramos este artigo como um guia aprofundado sobre briefing. Nele, abordaremos pontos como:


O que é briefing e para que serve?

Briefing é o nome do documento que reúne todas as ideias principais do cliente para a execução de um determinado projeto, seja ele uma identidade visual, um posicionamento, uma campanha de ativação, uma peça publicitária, um manifesto, entre outros.

Na tradução literal, briefing significa resumo e pode ser compreendido como um material com informações que servem como guia para os profissionais envolvidos na construção de um projeto, direcionando a equipe por caminhos mais adequados às expectativas do cliente. 

Visto que o briefing é construído a partir da compreensão das necessidades apontadas pelo cliente, é imprescindível que ele contenha alguns campos de preenchimento obrigatório, como: dados sobre a empresa, qual o mercado de atuação, para qual público o projeto será direcionado e quais os objetivos com o projeto. Assim, as pessoas comprometidas com o trabalho terão uma compreensão mais clara sobre o todo e poderão trabalhar com mais confiança.


Por que o briefing é um documento tão importante?

Um briefing bem executado é importante para organizar o desenvolvimento de projetos de sucesso porque reúne em um só lugar todas as informações relevantes para a condução de um trabalho. E, ainda, o conteúdo de um briefing pode ser segmentado, assim profissionais de diferentes áreas conseguem ter acesso fácil e rápido às informações necessárias para o desenvolvimento de cada etapa de um projeto.

“Como designer, entendo que o briefing é um documento crucial para alinhar as expectativas no desenvolvimento de um projeto. Um briefing bem elaborado evita frustrações de todos os envolvidos, pois serve como um guia de tudo que deve ou não estar representado no projeto e pode conter insights valiosos para um desenvolvimento criativo muito mais assertivo.”

Alexander M. Dias, designer no Firmorama

Além da importância para a organização dos processos e alinhamento da equipe, o briefing possibilita compreender melhor a realidade do cliente, o histórico da empresa, o mercado em que ela atua, seu público e os objetivos principal e secundários do projeto, possibilitando tomadas de decisão mais acertadas — e, consequentemente, bons resultados.


Em resumo, o briefing é importante porque direciona as ações da equipe envolvida no projeto e evita a perda de informações relevantes para a construção dos resultados esperados. Isso resulta em otimização do tempo de trabalho e melhor aproveitamento de recursos.


Como fazer um modelo de briefing autêntico e funcional?

Agora que você já entendeu o que é briefing e qual a sua importância para a construção de projetos, confira um checklist com perguntas que consideramos relevantes para compreender o real cenário da empresa e seus objetivos:

Informações sobre a empresa

Qual o histórico da empresa? Qual seu posicionamento no mercado? Existem políticas internas e externas que podem afetar o desenvolvimento do projeto? Quais os recursos disponíveis?

Informações sobre o produto ou serviço

Quais os nomes e características dos produtos ou serviços oferecidos pela empresa? Como são produzidos e distribuídos? Quais os diferenciais, pontos fortes e pontos fracos? Qual a percepção do mercado sobre a oferta da empresa?

Informações sobre o público

A marca possui uma brand persona? Quais suas características principais? Quais suas motivações para compra ou negociação com a empresa? Foram mapeadas as suas dores e necessidades? Qual a frequência com que retorna à empresa?

Informações sobre o mercado

Quais os concorrentes principais da empresa? Quais suas principais estratégias de comunicação e marketing? Como os concorrentes se posicionam no mercado?

Objetivos

Qual é o principal objetivo da marca? E quais são seus objetivos secundários? Ela busca ser mais relevante para o público? Captar novos contatos? Expandir o mercado de prospecção? Lançar um novo produto ou serviço?

Orçamento

Qual a verba disponível para execução do projeto? Existe flexibilidade em relação à verba?

Cronograma

Qual o prazo final para entrega do projeto? O projeto será entregue em uma etapa ou teremos um cronograma de entregas? Se trabalhamos com cronograma, quais as prioridades?

Materiais e referências disponíveis

A empresa já possui um brandbook? Uma identidade visual definida? Um tom de voz próprio e autêntico? Se sim, esses materiais precisam ser disponibilizados à equipe envolvida na elaboração do projeto.

Pontos de objeção

Existem palavras, cores, elementos ou símbolos que não podem ser utilizados nos projetos relacionados à empresa? Se sim, quais são eles?

Rotina de briefing no Firmorama

Então, já definimos que o briefing é uma ferramenta fundamental para dar início a qualquer tipo de projeto. Afinal, ele é um documento que reúne informações, objetivos, as expectativas do cliente e o escopo de trabalho (o que deverá ser produzido e entregue). E, ainda, permite que todos se mantenham alinhados em relação às entregas e serve para guiar o projeto na totalidade.

Porém, muitas vezes essa etapa do processo acaba sendo ignorada — seja por falta de tempo, informalidade ou má execução — e isso pode ocasionar uma desconexão entre as necessidades do cliente e o que está sendo proposto. Além de retrabalho, é claro.

Criar uma rotina de briefing que envolva todos os participantes do projeto é uma maneira de otimizar o tempo e atuar com mais assertividade; isso faz com que as reuniões de checkpoint sejam objetivas e sem surpresas que podem mudar os rumos do trabalho de uma hora para outra e sem necessidade.

Aqui no Firmorama, geralmente após as primeiras conversas de alinhamento e imersão, nós elaboramos um documento chamado "briefing estratégico". Ele nada mais é do que uma compilação resumida com as principais informações do cliente, como pontos fortes, concorrência e histórico, além de diretrizes sobre o desenvolvimento do projeto. Sua função é validar, junto ao cliente, os próximos passos criativos e estratégicos.

“Para a gestão de projetos, o briefing é o principal documento que precisamos ter para fazer o repasse correto das informações do projeto — e do cliente — para a equipe do Firmorama. É através dele que entendemos a complexidade de uma demanda e tudo o que ela envolve, assim, conseguimos ter um planejamento muito mais eficiente.”

Jayne Raduenz, gestora de projetos no Firmorama

Dicas essenciais para o desenvolvimento de um briefing relevante

Já compartilhamos um checklist completo para captação de informações relevantes sobre o cliente. Mas, ainda, algumas dicas podem ser fundamentais na produção de um briefing relevante. Confira:

Mantenha a objetividade na hora de traduzir as informações apresentadas pelo cliente. Isso garante a compreensão clara das demandas pela equipe responsável pela execução do projeto.

Seja participativo na construção do briefing, assim, é possível lapidar as ideias do cliente já no primeiro contato, facilitando a viabilidade das entregas.

Adicione campos “extras” ao documento: ao repassar as informações obtidas com o cliente para o documento oficial, a pessoa responsável pela gestão do projeto pode ainda adicionar campos com percepções pessoais, ideias e indicações de possíveis caminhos para solucionar os problemas apresentados.


Um briefing bem executado ajuda na entrega de resultados impactantes, que deixam marcas positivas no mundo. Conte com o Firmorama para solucionar as demandas da sua marca! Entre em contato e proponha-nos um desafio.