Saiba como implementar projetos de branding para a construção de marcas consistentes e decisões mais assertivas

O mundo está se transformando rapidamente e de maneira exponencial. A publicidade tradicional, que antes tinha como foco investimentos em grandes mídias e associação a personalidades famosas, dá lugar à construção de marcas autênticas, consistentes e que atuam com verdade.

As pessoas não querem mais apenas pagar por um produto ou serviço e recebê-lo; elas querem colaborar com protagonismo, fazer parte de comunidades, servir de inspiração e se relacionar com marcas com propósito. E dentre as diversas possibilidades no processo evolutivo de uma marca, o branding é o fio condutor, capaz de guiar decisões, nortear estratégias e contribuir com processos criativos.


Aqui no Firmorama possuímos uma vasta experiência em projetos de branding, com marcas de diversos segmentos atendidas ao longo de nossa trajetória. Em alguns casos, quando apresentamos o resultado do trabalho ao cliente, as seguintes perguntas entram no diálogo:

  • E agora, por onde começar?
  • Como ativar a marca em todos os seus pontos de contato?
  • Conseguiremos implementar o projeto de forma correta?
  • Como envolver todas as equipes nesse novo momento?

Cada marca é única e possui características próprias, porém, em geral as dúvidas se referem às formas de comunicar o novo posicionamento com praticidade e impacto, por isso, contextualizamos aqui o que é branding e como ele se reflete positivamente nas ações de diversos setores de uma organização:

Branding é a concepção de uma imagem positiva e intencional para uma marca. Um processo contínuo, que deve permear o dia a dia e também as ações estratégicas e táticas de todos que a representam.

Abaixo do "guarda-chuva" de branding estão os mais diversos pontos de contato de uma marca e como ela expressa seus atributos para o público, como marketing, design gráfico, produto, comunicação, embalagem, site, sinalização interna, arquitetura, atendimento, administração, relações públicas, gestão de pessoas e experiências que envolvam o consumidor.


Um projeto de branding aprofundado resulta em recursos essenciais para a comunicação, cultura interna, design e equipes criativas e comerciais. Entre esses recursos estão o propósito, manifesto, tom de voz, identidade visual e mensagens que reforçam os principais diferenciais da marca. 

Como implementar um projeto de branding?

O primeiro passo para que o projeto de branding traga, de fato, os resultados desejados pela marca, é que líderes, diretoria e colaboradores acreditem no seu propósito e atuem juntos de acordo com as diretrizes estabelecidas e propostas no projeto de gestão. Uma marca não se constrói sozinha, é essencial que todos caminhem lado a lado para alcançar grandes objetivos.

Processo colaborativo do Firmorama com a equipe da Planta. Conheça o projeto

Em seguida, é preciso contratar um profissional híbrido ou identificar na sua equipe esta pessoa que ajudará no processo de implementação. Ela deve unir conhecimentos em branding, comunicação, design, marketing e gestão de pessoas e será essencial para auxiliar a empresa a manter a estratégia de marca ativa.

Descubra aqui o que é um brand manager e suas funções.

Outro ponto importante é a apresentação do novo posicionamento para todas as equipes internas antes mesmo do lançamento oficial para o público. Essa atitude é capaz de fortalecer a cultura da empresa, engajar pessoas e gerar senso de pertencimento, pois todos se sentem parte da mudança.


Compreender que o branding é um processo contínuo e que faz parte de uma construção diária é fundamental para que a marca se comunique com consistência. Diferente de uma campanha que possui um ciclo de vida mais curto, o branding envolve DNA de marca, posicionamento e essência, por isso, só passará por transformações em períodos estratégicos de transição da empresa ou quando o público ou mercado exigirem mudanças.

Além disso, é preciso deixar claro que um projeto de branding não tem um tempo exato para dar resultado ou "fazer efeito" depois de implementado, porque ele se faz dia após dia com frequência e consistência, dentro da empresa e no universo da marca como um todo. A partir dessa continuidade, é possível observar uma gestão de comunicação mais eficiente e alinhada e uma alavancagem comercial que envolve reconhecimento de marca.

Rótulos comemorativos criados para a marca Patrimono. Conheça o projeto

Em resumo, o projeto de branding é um guia para criar uma trajetória própria e cheia de personalidade, que contribui para que todos os profissionais envolvidos com a marca saibam expressar seus principais atributos e diferenciais de maneira relevante e alinhada.

"Branding é persuadir os de fora a comprar e persuadir os de dentro a acreditar." 

Wally Olins, Wolff Olins / Saffron Brand

Clique aqui e conheça algumas das metodologias de branding que utilizamos no Firmorama.