Recursos que contribuem para decisões, estratégias e processos criativos

O mundo está se transformando rapidamente e de maneira exponencial. A publicidade tradicional, que antes tinha como foco investimentos em grandes mídias e associação a personalidades famosas, dá lugar à construção de marcas autênticas e que atuam com verdade.

As pessoas não querem mais apenas pagar por um produto ou serviço e recebê-lo; elas querem colaborar com protagonismo, fazer parte de comunidades, servir de inspiração e se relacionar com marcas com propósito. E uma das atitudes que colocam o propósito em movimento é o branding.

Aqui no Firmorama possuímos uma vasta experiência em projetos de branding, com marcas de diversos segmentos atendidas ao longo de nossa trajetória. Em alguns casos, quando apresentamos o resultado do trabalho ao cliente, as seguintes perguntas entram no diálogo:

- E agora, por onde começar?- Como ativar a marca em todos os seus pontos de contato?
- Conseguiremos implementar o projeto de maneira assertiva?
- Como envolver todas as equipes nesse novo momento?

Cada marca é única e possui características próprias, porém, em geral as dúvidas se referem às formas de comunicar o novo posicionamento com praticidade e impacto, por isso, contextualizamos aqui o que é branding e como ele se reflete positivamente nas ações de diversos setores de uma organização: Branding é a concepção de uma imagem positiva e intencional para uma marca. Um processo contínuo, que deve permear o dia a dia e também as ações estratégicas e táticas de todos que a representam.

Um projeto de branding aprofundado resulta em recursos essenciais para a comunicação, cultura interna, design e equipes criativas e comerciais. Entre esses recursos estão o propósito, manifesto, tom de voz, direcionamentos visuais e mensagens que reforçam os principais diferenciais da marca.

Em resumo, o projeto de branding é um guia para criar uma trajetória própria e cheia de personalidade, que contribui para que todos os profissionais envolvidos com a marca saibam expressar o seu posicionamento e essência de maneira alinhada.

Abaixo do "guarda-chuva" de branding estão os mais diversos pontos de contato de uma marca e como ela expressa seus atributos para o público, como marketing, design gráfico, produto, comunicação, embalagem, site, sinalização interna, arquitetura, atendimento, administração, relações públicas, gestão de pessoas e experiências que envolvam o consumidor.

"Branding é persuadir os de fora a comprar e persuadir os de dentro a acreditar."

Wally Olins, Wolff Olins / Saffron Brand