Uma ferramenta de uso diário para decisões mais consistentes e assertivas

O brandbook ou manual de marca é um documento que reúne informações essenciais para fazer uma marca funcionar com coerência. É ele que orienta – estratégica e visualmente – todos os materiais que serão desenvolvidos, trazendo desde informações básicas sobre padronização e elementos visuais até o tom de voz com o qual a marca se expressa e norteadores estratégicos para a comunicação. Sendo assim, trata-se de uma ferramenta valiosa para a gestão de marca, incorporando a sua essência em todas as áreas da empresa.

Abaixo, listamos algumas das entregas – desenvolvidas em processo de co-criação com o time do cliente – que compõem o brandbook e sugestões de como utilizá-las no cotidiano da marca:

Propósito

O propósito é a razão de existir de uma marca, indicando com transparência sua intenção, seu comprometimento e as mudanças que deseja causar no mundo. Ele é o fio condutor para ações, decisões e, é claro, para a comunicação com o público. A partir de questionamentos como "isso está alinhado ao nosso propósito?" é possível agir com maior precisão e assertividade, mantendo a essência e os valores da marca presentes em todos os seus pontos de contato.

Atributos de personalidade

Quando falamos de atributos de personalidade, vamos além das características de comportamento da marca, mas definimos também as perspectivas para o futuro e a forma como esses atributos podem indicar caminhos para o que a marca é ou deseja se tornar. Essas características representam a sua individualidade e são extremamente relevantes, tanto para orientar sua comunicação e conduta em ambiente interno e externo, quanto para que a marca alcance seus objetivos.

Brand persona

A brand persona é uma estratégia fundamentada na criação de uma pessoa fictícia, que carrega as principais características da marca. Por meio de traços comportamentais, hábitos, relações sociais e estilo de vida, obtém-se uma importante base para decisões estratégicas, resultando em mais coerência e consistência, expressão dos atributos que destacam a identidade da marca, fortalecimento de sua imagem para todos os stakeholders e aproximação genuína com o público.

Tom de voz

O tom de voz criado para a marca reflete o seu "jeito de falar" e fornece diretrizes para a comunicação oral e textual, seja em posts nas redes sociais, campanhas ou conteúdos de cultura interna. Se a marca é jovem, por exemplo, seu tom de voz pode ser ousado, afinal, estamos nos comunicando com um público habituado a esse tipo de linguagem; se a marca for um pouco mais tradicional e quiser transmitir confiança, seus diálogos devem expressar solidez e seriedade, mas sempre buscando criar conexão com o público.


Brandbook criado para Stannis, marca de cervejas artesanais de Jaraguá do Sul
Brandbook criado para Stannis, marca de cervejas artesanais de Jaraguá do Sul - Veja o projeto completo

Manter a coerência entre o verbal e o visual é essencial para criar uma identidade marcante e reconhecida. Por isso, além dos tópicos que abordamos, o brandbook ainda fornece muitos recursos para os desdobramentos visuais da marca, como:

Direção fotográfica

A direção fotográfica define o estilo das imagens que serão utilizadas pela marca em seus diversos pontos de contato, estabelecendo critérios de iluminação, tonalidades e acting que deverão ser considerados na produção ou pesquisa de imagens. Além disso, direcionamos o tratamento das fotos e o uso de filtros de cor, adicionando possibilidades extras na expressão fotográfica.

Identidade tipográfica

A tipografia transfere a voz de uma marca para o leitor, então é preciso usá-la com consistência e de maneira estratégica. Seguindo as orientações presentes no brandbook é possível utilizar e combinar os diferentes pesos das fontes escolhidas para a marca, criando mensagens com um tom mais leve ou impactante – dependendo do contexto e do objetivo da peça que está sendo criada.

Agora que você já sabe o que é o brandbook e como ele contribui para a gestão da sua marca, que tal entender como o planejamento estratégico pode ser um orientador eficiente para a tomada de decisões dentro do seu negócio? Clique aqui e confira.