Mantendo a sua estratégia de marca ativa

Para que um projeto de branding gere os resultados esperados ele deve ser lembrado e, mais do que isso, colocado em prática. Por isso, hoje o nosso papo é sobre a importância de investir em brand manager e como esse profissional contribui para manter a estratégia da marca ativa.

Quando desenvolvemos projetos de branding para nossos clientes aqui no Firmorama, indicamos a contratação de uma pessoa específica para estar dentro da empresa, atuando como responsável pela gestão da marca.

Gestor de marca, ou brand manager, é um profissional híbrido e deve unir conhecimentos de branding, comunicação, design, marketing, RH e gestão de pessoas, para que possa atuar diretamente em todas as áreas que devem estar conectadas com o propósito da marca, conduzindo todo o time a viver, na prática, a marca e como ela se posiciona.

Muitas vezes esse profissional é incluído no processo desde o projeto inicial de estratégia, para que se torne parte do processo de construção da marca desde os primeiros indicativos do posicionamento. Embora seja uma área nova, vem ganhando cada vez mais espaço e relevância no mercado. Nós, inclusive, já auxiliamos algumas empresas na escolha desse profissional.


Confira abaixo o depoimento de um dos parceiros, Mateus Laurentino, brand manager da Superia:

Mateus Laurentino - Brand manager na Superia

"O principal objetivo do brand manager é construir uma marca forte, e isso deve nascer primeiramente com a própria equipe, que precisa acreditar e estar muito bem conectada com a cultura da empresa. Aqui na Superia, trabalhamos diariamente reforçando os nossos valores em todas as esferas possíveis, como em nossas tomadas de decisões até a comunicação visual do escritório. Como gestor de marca, preciso surfar em todas as áreas da empresa com o objetivo de contribuir no fortalecimento da nossa cultura e dos nossos princípios. 

Quando a Superia me procurou com o grande desafio de gerenciar esse projeto, fui surpreendido positivamente pelo trabalho do Firmorama, eles conseguiram construir a nossa marca, extraindo de uma forma tão pura e genuína do nosso DNA, as crenças e valores que estavam presentes em toda a nossa trajetória. Sem dúvidas, empresas que apostam em um brand manager estão planejando o seu crescimento com consciência e propósito, sempre visando os seus princípios e as pessoas." 


A pessoa que fica a frente da gestão da marca é responsável por contribuir para que a cultura da marca seja fortalecida no cotidiano, através de ações e participação ativa em todos os setores da empresa, construindo e desenvolvendo a imagem e o impacto da marca seguindo o branding já aprovado. 

É o guardião da marca dentro de uma empresa.

Na prática, as atividades de um brand manager envolvem:

  • Criar estratégias de fortalecimento de marca;
  • Planejar objetivos da marca a curto, médio e longo prazo;
  • Planejar a comunicação da empresa omnichannel; 
  • Juntar-se ao time de especialistas para criar serviços alinhados à estratégia de marca;
  • Desenhar oportunidades de negócio;
  • Gerenciar a criação de materiais da marca;
  • Gerenciar o orçamento do departamento;
  • Analisar as demandas do consumidor e acompanhar as atividades do restante do mercado;
  • Reforçar internamente os objetivos da marca e implementar o branding em todos os setores.

Quer conhecer mais maneiras de implementar o seu projeto de branding? Clique aqui e saiba como ter uma gestão de marca assertiva.